Notícias

Radiografia Intervencionista

18/02/2014
Serviço de hemodinâmica e radiologia vascular em Curitiba

Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica voltada para tratar pacientes de forma minimamente invasiva uma vez que não são cirurgias. Todos os procedimentos são realizados por pequeno corte na pele de cerca de 5 milimetros ( na grande maioria na virilha) e que não precisa de pontos. Todos os tratamentos são realizados com um pequeno tubo ( cateter). Enquanto a cirurgia aberta trata os pacientes com abordagem de fora para dentro, a Radiologia Intervencionista faz esta função de dentro para fora. Esta Especialidade Médica tem mais de 60 tipos de tratamentos de todas as partes do corpo, afora coração. Saiba mais

Caso Médico

10/03/2014
Cateterismo cardíaco São José dos Pinhais

Paciente com 87 anos chegou no pronto atendimento com queixa de dor torácica e pré-síncope. Apresentava Cintilografia de perfusão normais em 2012 e 2013 e ECG com BRE antigo. Enzimas cardíacas normais. Devido à importante queda da função contrátil do coração (FE= 17%) foi solicitado cateterismo cardíaco que mostrou lesão sub-oclusiva de tronco de coronária esquerda (fig. 1), que foi pré- dilatada com cateter balão (fig. 2), seguido do posicionamento do stent farmacológico Promus (fig. 3) e liberado o stent (fig. 4). O resultado final mostra desaparecimento da lesão (fig. 5) sendo que já no 3º dia o paciente não apresentava mais falta de ar, dor torácica ou pré- síncope.

Tratamento de Aneurisma Cerebral por Cateterismo

11/03/2014
Tratamento Aneurisma Cerebral por Cateterismo Angiopar

Paciente feminina 64 anos com quadro acidente vascular cerebral hemorrágico (derrame cerebral) há 22 dias tendo sido tratada clinicamente devido a fase aguda que impossibilitava tratamento cirúrgico ou intervencionista devido a fase de espasmo arterial (vasoespasmo) e uma vez que a paciente apresentava estabilidade clínica. Arteriografia com reconstrução em 3D (figs 1, 2 e 3) após 22 dias do sangramento demonstrava aneurisma cerebral de colo estreito em trifurcação da artéria cerebral média que media 7mm de diâmetro e 11mm de profundidade e colo com 3mm de diâmetro. Realizado o cateterismo pela virilha, navegado e posicionado microcateter ( =6-7 vezes a espessura de um fio de cabelo) para o interior do aneurisma o qual foi preenchido (embolizado) com micromolas de destacamento controlado ( fig. 4) ate sua total exclusão. O controle arteriográfico final ( fis. 5,6 e 7) demonstraram a exclusão total do aneurisma cerebral e preservação dos demais ramos arteriais do cérebro. Tempo de procedimento: 22 minutos. Paciente encaminhada para a UTI para observação após procedimento já acordada da anestesia e conversando.

Caso Médico

25/03/2014
Arteriografia em São José dos Pinhais Angiopar

Paciente masculino, 63 anos internado na UTI com quadro de franco sangramento proveniente do intestino e evoluindo com Choque Hipovolêmico. Solicitado Colonoscopia para identificar o foco de sangramento mas devido a quantidade de sangue foi suspenso. Paciente nos foi encaminhado para cateterismo das artérias do intestino ( Arteriografia) com a finalidade de encontrar o foco de sangramento e se possível tratamento com o método de Embolização. Figura 1 demonstra Aorta Abdominal com irregularidades na sua parede devido ao depósito de placas de gordura. Figura 2 e 3 mostram o local do sangramento a partir do cateterismo seletivo da Artéria Mesentérica Inferior (vide seta) no lado esquerdo do intestino grosso. Figura 4 Identificação das pequenas artérias sangrantes com o Cateterismo Superseletivo via Microcateter. Figura 5 e 6 controle após a embolização com microesferas demonstrando ausência e controle do sangramento. Note que a alça ficou contrastada devido ao grande extravasamento do contraste na parede misturado com o ar dentro da alça intestinal. Evolução do paciente: alta da UTI em 2 dias com pressões normais e do hospital em mais 2 dias sem sangramentos a mais.

Caso Médico

27/04/2014
Aneurisma da artéria do baço Angiopar

Paciente feminina, 60 anos com dor abdominal e durante a ecografia de abdomen fez-se o diagnóstico de aneurisma de artéria do baço (artéria esplênica) em porção médio distal. Realizada arteriografia digital demonstrou grande aneurisma sacular medindo cerca 16 mm de diâmetro ( Figuras 1 e 2). Realizamos a embolização do aneurisma que consiste no cateterismo superseletivo com o posicionamento de microcateter dentro do aneurisma e seu preenchimento com microfilamentos de platina (micromolas) que possui seu destacamento controlado. Ou seja, ela apenas fica definitivamente dentro do aneurisma depois que julgarmos seu posicionamento adequado. Com isso impedimos que as molas venham a ocluir artérias normais (vide Figura 3). O controle final demonstra a total exclusão do aneurisma e preservação dos demais ramos arteriais normais (Figuras 4 e 5). Paciente ficou 1 dia e meio internada. Procedimento realizado por um diminuto furo na virilha e sem pontos cirúrgicos.

Tratamento Multiarterial

04/08/2014
Tratamento multiarterial São José dos Pinhais Angiopar

Paciente com 49 anos, diabético, obeso, foi admitido no PA com queixa de desconforto precordial associado a crises de fibrilação atrial paroxística e tinha teste ergométrico desde 2011 que era positivo para isquemia. Encaminhado para cateterismo cardíaco que mostrou: Fig. 1-2-3: Lesões críticas no início dos ramos diagonalis e descendente anterior (D.A.), e lesão de bifurcação da D.A. com o 1º ramo diagonal (1ºRDG). Discutido o caso com o cardiologista do paciente que optou pelo tratamento percutâneo: Fig. 4: Pré- dilatação e implante de stent farmacológico com everolimus no ramo diagonalis Fig. 5: Pré- dilatação e implante de stent farmacológico com everolimus no ramo D.A. proximal. Fig. 6: resultado final destas 2 angioplastias. Fig. 7: Resultado final da angioplastia da bifurcação com a técnica de "mini crush" com 2 stents farmacológicos com everolimus.

Caso Médico

30/08/2014
Caso Médico

Paciente masculino, 33 anos, submetido a apendicectomia há 10 dias evoluindo com quadro de dispnéia (falta de ar) súbita e aumento da frequência cardíaca (taquicardia). Internado emergencialmente na UTI. Foi realizado tomografia de tórax que demonstrou presença de grande trombo na artéria pulmonar direita "a cavaleiro" no ramo ascendente e descendente. Ecodoppler de membros inferiores demonstrou presença de trombos flutuantes por toda a coxa esquerda. Realizamos o cateterismo seletivo da artéria pulmonar direita para "destruir" os trombos causadores da grave embolia pulmonar através de sistema de trombectomia percutanea chamado Angiojet. Este cateter desenvolve uma reação de turbilhonamento tipo vortex na sua ponta. Semelhante ao que uma lancha faz quando se movimenta no mar, destruindo o trombo ou coágulo fresco e reabrindo a artéria pulmonar. A seguir realizamos o implante de filtro de veia cava impedindo que novos coágulos advindos da perna possa desencadear novas embolias. O filtro de veia cava inferior é retirável em até 1 ano e como um filtro de café deixa passar o líquido (sangue) mas, não o pó (trombos). Figuras 1, 2 e 3: Arteriografia Pulmonar Direita com falhas da impregnação do contraste que são os trombos. Figuras 4 e 5: Cateter de Trombectomia Percutânea no ramo descendente e ascendente. Figuras 6 e 7: Controle após trombectomia com a abertura dos ramos pulmonares obstruídos. Figuras 8 e 9: Implante do filtro de veia cava inferior.

Workshop Teórico Prático para tratamento percutâneo

01/10/2014
Caso Médico

Workshop teórico prático para tratamento percutâneo (via cateterismo) da estenose biliar com stents recobertos retiráveis. Realizado no Hospital Umberto I - Setor de Radiologia Vascular e Intervencionista da Universidade di Roma. Novas perspectivas a partir de agora para os pacientes com obstrução das vias biliares por câncer e benignas.

©2015: Angiopar. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: INFORSERV Soluções em Tecnologia